Carta aberta para mim mesmo #3

Querido Jojo,

O mês de fevereiro está passando tão rápido que o dia parece não se encaixar em 24 horas. O dia passou a ter 12 horas na sua casa. O que você fez até aqui? Deixe-me adivinhar. Mais um curso? Mais uma atividade extracurricular? Mais uma aprovação? Parabéns por tudo isso, mas você se lembra de ter prometido não se encher de tantas obrigações esse ano? Ah, eu sei como é. Não precisa se desculpar. Diferente dos outros, eu te entendo. Eu não estou aqui para te julgar. É que eu continuo muito preocupado. Você não me escreveu há quase um mês. Pensei que tivesse acontecido alguma coisa grave... Não aconteceu nada? São as mesmas coisas de sempre se acumulando na sua mesa. Não é por nada não.

O sol está quase nascendo e você ainda não foi dormir. Eu tenho certeza disso. Você não consegue mais dormir de noite. É o único horário de silêncio para fazer alguma coisa, ou melhor, para lamentar a insegurança de não se sentir preparado para começar a fazer as coisas. O que houve com os seus textos? O que houve com as suas cartas? Eu procurei os seus contos no blog, as suas crônicas, as suas poesias... A agenda de fevereiro está toda atrasada. Depois do dia 15, eu entendi o porquê do atraso. Aconteceu o que você mais temia. Os blogs ocuparam espaço nos seus horários. Você montou horários que não pode cumprir e metas que não pode alcançar. Escrever virou mais uma obrigação no meio de tantas outras. Você tinha razão quando disse que ser amador não significa estar isento de alguma carga de cobrança. Isso pode não vir dos outros, mas de si mesmo. E agora? O que você pretende fazer?

Segunda feira, dia 1º de março, um novo mês... Será que dá para escrever tantos textos até lá? São textos semanais, quinzenais e mensais que estão atrasados. Eu não duvido nada da sua capacidade, mas duvido da sensação de dever cumprido. Essa sensação não existe na sua vida. Nada parece ter sido concluído com sucesso. O que falta? Um prêmio? Um certificado de honra ao mérito? Uma menção honrosa? Não. Não é nada disso. É só um retorno satisfatório do nada. Uma mensagem de agradecimento do ninguém. Uma estrela na testa que você não vê e não pode tocar. Se você quiser, eu posso providenciar tudo isso e muito mais. Eu faço qualquer coisa para você relaxar um pouco. Por favor, relaxa. Eu já te pedi isso antes. Eu preciso ver você descansando. Eu preciso que você fique bem.

Com amor,

Jojo Campos



Comentários

Postagens mais visitadas