Carta aberta para mim mesmo #2

Querido Jojo,

     Eu não sei que dia é hoje. Com certeza já passou de meia noite. Você ainda está esperando o sol nascer para ir dormir? Cuidado para não ficar vendo estrelas no teto. Não são vagalumes, são o cansaço de um dia cheio. É insistência dizer isso, mas não tenho outra escolha. Sabe como eu me sinto quando o dia parece tão improdutivo? Não consigo parar de bocejar e lamentar por não ter conquistado coisas tão distantes do meu alcance. Eu queria muito que você aprendesse a olhar para trás, como qualquer pessoa que reconhece suas próprias conquistas. Foram tantas jornadas, tantos desafios. Eles se misturaram, se dispersaram e você se sentiu perdido no meio do nada. Sabia que a porta de saída sempre esteve bem na sua frente? Eu não gosto de vê-lo assim. Por que você ainda não enxergar isso? Ah, me esqueci. Não há troféus na sua prateleira, nem diplomas emoldurados na parede. Ninguém o reconhece como um vencedor.

      Antes de pensar em um dia produtivo, você já pensou em ter um dia sem fazer nada? Esquece as mil e uma coisas que você gostaria de fazer até o fim do ano. 2021 mal começou. Eu estou falando de um dia improdutivo de verdade. Um dia sem provas, sem trabalhos e sem obrigações perturbando a sua cabeça. Não vale pensar em um dia deitado na cama, olhando para o nada, enquanto se lembra de tudo o que ficou pendente. Você acaba abrindo o primeiro caderno e escreve os mesmos planos do ano passado e do ano anterior. As palavras se repetem, as folhas se acabam e não sobra nenhuma linha para as aulas remotas. Janeiro nem acabou e você já vai precisar comprar outro caderno para estudar. Sua mão não está mais doendo? Ela está tão inchada que parece ter o dobro do tamanho da outra. Ainda deve estar doendo muito. Me lembro de várias semanas usando bolsa de gelo, sebo de carneiro e luva ortopédica. Várias semanas de angústia, desespero e impotência. Você não conseguia nem assinar o próprio nome em um contrato de publicação de texto. Era torturante aceitar o merecido descanso no meio do semestre letivo.

       Como você se sente agora? Algumas decisões estão prestes a serem tomadas. Eu sei o quanto isso é difícil. Não se trata de ter uma carga horária a mais para estudar ou um dia livre para ficar longe da tela do celular. Os motivos são outros... Você não tem mais ânimo para isso... O que aconteceu? Não era o seu grande sonho ser ator? Eu me recuso a acreditar na desculpa das várias faculdades e das outras atividades de extensão. Isso não é um desapego, é uma tentativa de suicídio. Você vai acabar matando a si próprio se enterrar a única coisa que faz a sua semana inteira valer a pena. Por favor, não faça isso. Não saia do teatro. Nós dois sabemos que você não vai ganhar nada com uma decisão dessas. Nós podemos pensar em outra alternativa. Vamos ver... Que tal voltar a usar remédio para dormir? Foi muito útil durante as disciplinas cursadas no turno matutino. Que tal tomar café da manhã? É a refeição mais importante do dia e você vai ter muito mais energia. Que tal pegar dez minutos de sol? O tempo passa bem rápido na companhia da Peteca. Ela está ficando enorme. Cuidado com o focinho gelado dela. Faz tantas cócegas que você vai se esquecer de manter essa cara de tristeza. Eu garanto que tudo isso vai passar.

       Eu acabei de olhar o relógio. São quatro e cinto da manhã do dia dezoito de janeiro. O que 2021 tem de tão especial em relação a 2020? Parece tão cedo para querer descobrir. Minha ansiedade não aguenta mais esperar por tantos imprevistos. Você sabe que eles vão surgir a qualquer momento. É possível que eles estejam agendando o dia e o horário enquanto eu estou escrevendo com a última caneta do meu estoque. A tinta está quase acabando. Eu não vou poder sair e comprar outra mais tarde. O jeito vai ser escrever à lápis mesmo. Isso não vai um problema. Eu vou continuar com as cartas. Se for necessário, eu peço um giz de cera emprestado à minha sobrinha. Ela deixou uma caixa cheia aqui em casa. Qualquer coisa que possa manter o contato. Eu preciso continuar tendo notícias suas. Tenho ficado muito preocupado com algumas atitudes suas. Semana passada, por exemplo, me deixou de queixo caído... Pelo menos, não foi uma decisão final. Ainda dá tempo de pensar melhor e ver com calma a melhor opção. Eu só espero que você não faça nenhuma loucura.

Com amor,

Jojo Campos



Comentários

Postagens mais visitadas